A diferença entre promessa de compra e venda e escritura de imóvel
Estamos dando um passo importante quando decidimos comprar uma casa ou um apartamento, não é mesmo? Portanto, é de se esperar que a aquisição de um imóvel tenha algumas burocracias para garantir a segurança do investimento. Mas nós garantimos que essas burocracias não precisam ser complicadas e difíceis. Quem está pensando em adquirir uma propriedade deve prestar atenção em dois documentos em particular: a promessa de compra e venda e a escritura do imóvel. Vamos explicar a diferença entre eles aqui.
Os dois documentos são essenciais para quem deseja comprar ou vender um imóvel de maneira segura e efetiva.
A diferença entre Promessa de Compra e Venda de Imóvel e a Escritura Pública do Imóvel
Quando estamos falando de negociações para casas e apartamentos, precisamos de um verdadeiro dicionário do mercado imobiliário, não é verdade? Por isso, ao longo de todo o texto, nós vamos explicar o que muda entre a promessa de compra e venda de um imóvel e a tão esperada escritura.
A primeira coisa a saber é que os dois documentos devem ser assinados em momentos diferentes do processo de compra ou venda de uma casa ou apartamento.
Vamos conhecer melhor esses momentos?
O que é Promessa de Compra e Venda de Imóvel
Vamos começar falando sobre o contrato de promessa de compra e venda de uma casa. Afinal de contas, este é o documento que antecede a escritura do seu imóvel.
Basicamente, a Promessa de Compra e Venda de Imóvel é um documento feito para proteger as duas partes, tanto quem vende quanto quem compra, durante o processo de efetivação e conclusão da compra. Portanto, ele deve ser assinado assim que o futuro proprietário tiver a certeza de que deseja adquirir aquela propriedade e ambas as partes entrarem em acordo sobre o valor e a forma de pagamento.
A promessa de compra e venda irá guiar todas as etapas até a conclusão da transação do imóvel. Sendo assim, ela deve ser elaborada de maneira que não haja lacunas ou dúvidas.
Esse documento é muito importante, então vamos conferir algumas das perguntas mais frequentes. Elas devem servir a você também.
Quando fazer uma promessa de compra e venda?
Sempre. Este é o documento que protege quem está comprando e quem está vendendo o imóvel, ao confirmar responsabilidades, valores, prazos e forma de pagamento.
A promessa garante a aquisição do imóvel?
Não. É muito importante ressaltar que a assinatura da promessa de compra e venda não garante a aquisição do imóvel pela pessoa interessada.
Este é um documento considerado “inicial”. A transação legal só será concluída quando você efetuar a escritura pública da sua mais nova propriedade com o registro em seu nome.
É obrigatório assinar a promessa de compra e venda?
Não é obrigatório, mas é muito recomendado. Apesar de não ser obrigatório, este documento é uma medida de segurança para que a negociação ocorra conforme combinado e, é claro, dentro da lei.
Em resumo, podemos dizer que a promessa é a formalização do que se chama popularmente de “acordo de cavalheiros”..
O que deve estar presente no contrato?
Tudo o que foi combinado. Aqui estão alguns itens essenciais para fazer um contrato de compra e venda seguro:
- Colocar a localização exata do imóvel e suas características;
- Detalhes da compra, como valor do imóvel, forma de pagamento, quantidade de parcelas e em quanto tempo cada uma será depositada;
- As exigências de cada parte do acordo;
- Algumas cláusulas de desistência para proteger vendedor e comprador, caso alguma das partes mude de ideia.
O que é Escritura Pública de Imóvel
Agora que você já está sabendo o que é a promessa de compra e venda, está na hora de falar sobre a escritura pública.
Neste momento, você já passou pelo processo de escolha, de negociação e de compra do seu imóvel. Agora, ele é seu e ninguém pode dizer o contrário. Certo?
Bem, não é bem assim. A escritura pública é o que garante a finalização da compra. Este documento mostra que você e o antigo dono cumpriram todas as etapas do acordo e que a negociação chegou ao fim.
Então, enquanto a promessa de compra e venda assegura o andamento do negócio, a escritura pública garante o final da transação. Este último documento deve ser feito no cartório e deve ser guardado para sempre.
A escritura garante que o imóvel comprado é agora meu?
Esta é uma ótima pergunta. Não, a escritura pública não garante que você seja o dono ou a dona do imóvel. Este é o papel do registro. Portanto, se você efetuar a escritura, mas não registrar o imóvel no seu nome, a propriedade não será considerada sua. E isto pode gerar muita dor de cabeça.
Então, por que fazer uma escritura?
Porque este é o documento que confirma a transação. Imagine a seguinte situação: você efetua a compra, respeita todos os prazos e cláusulas do contrato de promessa de compra e venda, mas não faz a escritura no cartório.
Isto quer dizer que, aos olhos da lei, a negociação não acabou. Portanto, a pessoa com a propriedade pode vender quantas vezes quiser este imóvel, já que ele ainda está em seu nome.
Além disto, também há a possibilidade de que a pessoa deixe o imóvel em testamento, podendo gerar um conflito entre você e quem herdar os bens desta pessoa, em uma eventual morte durante ou até depois da conclusão da compra.
EmCasa: apoiando você com toda a burocracia
Como você deve ter visto, ambos os documentos existem para garantir a segurança do processo de compra e venda de um imóvel. São burocracias fundamentais e muito importantes.
Mas sabemos que lidar com papelada pode gerar desconforto em muitas pessoas. Por isso, estamos aqui para acompanhar você em todos as etapas que envolvem a aquisição de um imóvel.
Contamos com um time de Especialistas Imobiliários que são treinados para ajudar você desde a escolha da casa ou apartamento até a assinatura da escritura e o registro do seu imóvel. Aqui, você garante que a compra da sua casa será feita com toda segurança e praticidade, contando com apoio qualificado.